quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Política Monetária

1.    INTRODUÇÃO – Política Monetária
a.    Definição do Indicador
A política monetária se refere às ações tomadas pelos agentes econômicos em relação ao controle da Base Monetária; da Taxa de Redesconto; do Depósito Compulsório e da Taxa Básica de Juros.
A Base Monetária é igual ao estoque de moeda emitida pelo Banco Central, ou seja, é a quantidade de moeda circulante na economia. O Banco Central é responsável pela criação e destruição desta.
De acordo com o site Para Saber Mais, "a taxa de redesconto é a taxa de juros cobrada pelo Banco Central nos empréstimos aos bancos comerciais", esse tipo de financiamento acontece quando há falta de liquidez no período e os bancos precisam cumprir alguns acordos. Quando o Banco Central lança dinheiro no mercado, ele aumenta a base monetária e assim, abaixa a taxa de redesconto. Assim, os bancos comerciais ficam mais suscetíveis a pegar empréstimos, consequentemente, pouparão mais. No final desse processo,  o crédito disponível aumenta, da mesma forma que a base monetária, e em outras palavras, a economia é aquecida.
O depósito compulsório é uma taxa fixa determinada pelo Banco Central que dita que uma parte dos depósitos à vista feito pela população em bancos comerciais, vai para ele. Quando essa taxa aumenta, a quantidade de crédito cresce com ela, ou seja, a base monetária se expande e a economia também.
A taxa básica de juros é a remuneração que o Banco Central usa para cobrar um empréstimo.
b.    Breve introdução teórica sobre o tema para que o leitor compreenda a dimensão do indicador
A política monetária do Japão tem como objetivo manter a estabilidade dos preços. A orientação a ser seguida é decidida em reuniões do Conselho de Política de Monetária (MPMs), as quais ocorrem de 2 a 3 vezes por mês. Dessa forma, o Banco Central do Japão decide e executa implementações, tendo controle do volume de dinheiro na economia japonesa, controle de crédito e da taxa de juros. O banco realiza esse controle por meio de compra e venda de títulos do governo (JGSS). Essa política inspira mais confiança nos investidores externos e internos, já que com uma estabilidade nos preços risco de aparecimento de uma inflação descontrolada e consequente perda poder de compra é mínimo.
Em resumo, a política monetária do Japão foca na estabilidade de preços e dessa maneira, incentivar investidores e dar segurança ao povo.
2. Apresentação dos dados
3. Conclusão
Referências no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário