quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fatores de produção

1.    Introdução – FATORES DE PRODUÇÃO
a.    Definição do indicador
Neste tópico abordaremos os fatores de produção explicando-os, aplicando-os no Japão e mostrando as estatísticas de cada fator.
b.    Breve introdução teórica sobre o tema para que o leitor compreenda a dimensão do indicador
Segundo a definição da escola clássica dos economistas dos séculos XVIII e XIX, fatores de produção são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. Na escola clássica os fatores de produção podem ser divididos em três partes: terra, capital e trabalho, onde terra indica não só as terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais; capital compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e os equipamentos e o trabalho refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo.
Nos dias de hoje alguns economistas acrescentam mais duas divisões aos fatores de produção, uma divisão é a tecnologia que se refere à ciência, técnica e pesquisa e a outra é a organização empresarial que diz respeito à capacidade de gestão e controle.
Na postagem deste tem iremos relacionar os fatores de produção e o desemprego dos fatores de produção para com o Japão.
2.    Apresentação dos dados
Japão e os fatores de produção

Terra: O Japão é um país territorialmente limitado em termos de espaço, com apenas 377.873km2, é um dos maiores importadores de matérias primas do mundo devido ao seu tamanho e qualidade baixa da terra em termos de recursos naturais.
Trabalho: A educação de ótima qualidade faz com que o país tenha ótima mão de obra e, a taxa de desemprego não é muito alta como podemos ver abaixo a comparação no ano de 2009 com outros países:

Terra: O Japão é um país territorialmente limitado em termos de espaço, com apenas 377.873km2, é um dos maiores importadores de matérias primas do mundo devido ao seu tamanho e qualidade baixa da terra em termos de recursos naturais.
Trabalho: A educação de ótima qualidade faz com que o país tenha ótima mão de obra e, a taxa de desemprego não é muito alta como podemos ver abaixo a comparação no ano de 2009 com outros países:
Em 2008 com a crise econômica, o Japão elevou muito seu número de desempregados devido à falta de investimento e de capital para o pagamento de seus funcionários
Capital: Quando falamos em Japão logo pensamos em alta tecnologia isso devido ao alto investimento na indústria tecnológica como a de eletroeletrônicos, automobilística e robótica.
Muitas empresas ao redor do mundo quando querem desenvolver um produto, compram maquinários do Japão devido à perfeição de fabricação do produto final e que leva a substituição de funcionários por máquinas o que trás um custo a menos para a empresa.
O investimento em novas empresas consequentemente, novas edificações é muito alto devido à inovação assim como a invenção de novos bens de consumo e serviços.
Desde o 2008, graças a crise econômica, o Japão diminuiu seus investimentos de suas produções e está voltando agora a se estabilizar.
Organização Empresarial: Alguns países industriais são muitos famosos por criarem modelos de administração produtiva como é o caso do Japão com o seu famoso modelo Toyota que consiste na fabricação de produtos Just In Time o que significa fabricar o que se existe de demanda e não o que se espera de demanda evitando desperdícios ocorridos por más previsões e o gasto a menos de estoque.
Os japoneses são famosos por sua eficácia profissional e sua frieza pessoal. Essas características marcantes são geradas pela grande pressão das empresas por resultados.
3.    Conclusão
Em conclusão, o Japão é um país muito forte economicamente e seus índices prejudiciais são baixos, porém não são nulos, por causa da influência econômica de outros países. O detalhamento dos fatores de produção é visível, o que ajuda a entender melhor investimentos, crises e inovações feitas no país. Por último, é nítida a influencia do Japão em modelos administrativos contemporâneos, no caso o modelo Toyota, que é muito estudado em diversas universidades de renome ao redor do mundo.
Referências
ECEN. Disponível em: < http://ecen.com/eee73/eee73p/a_produtividade_dos_fatores_em%20alguns_paises.htm >. Acesso em: 18/09/2010. Pedro Arrojo, Grupo Financeiro. Disponível em: < http://pedroarrojagrupofinanceiro.blogspot.com/2009_01_01_archive.html >. Acesso em: 18/09/2010.
Slide Share. Disponível em: < http://www.slideshare.net/mmontai/o-modelo-japons-de-administrao >. Acesso em: 18/09/2010.
Sociedade Digital. Disponível em: < http://www.sociedadedigital.com.br/artigo.php?artigo=103&item=4 >. Acesso em: 18/09/2010.
Wikipédia. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org >. Acesso em: 18/09/2010.

É possível explicar apenas parte da tão complexa economia japonesa ao detalhar cada fator de produção em relação ao país em questão, como feito abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário