quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Distriuição funcional da renda

1.    INTRODUÇÃO – DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA
a.    Definição do indicador
Distribuição funcional da renda é o resultado da produção de um determinado bens ou conjunto de bens, e como ele é distribuído entre os fatores populacionais. Além de, “dizer respeito a como a renda se reparte entre patrões (lucros) e empregados (salários)” (Faculdade On-line).
b.    Breve introdução teórica sobre o tema para que o leitor compreenda a dimensão do indicador
A distribuição funcional da renda no Japão é uma das mais justas e estáveis do mundo, sempre existindo uma divisão proporcional entre lucros e salários (patrões e funcionários), e entre outras classes e faixa etárias da população japonesa.
2.    Apresentação do trabalho

3. Conclusão
Estudando e pesquisando sobre distribuição funcional da renda pode se concluir que é uma medida econômica muito importante já que mede o quanto dinheiro as pessoas recebem de certa distribuição, ajuda a medir também a desigualdade social, a exclusão e a segregação de determinadas classes financeiras, especialmente em países onde a distribuição de renda é muito ruim, ou seja, injusta com a população de modo geral.
O Japão na atualidade é um dos melhores países com distribuição de renda, estando sempre entre os dez primeiros colocados em rankings econômicos.
Um fato admirável que pode se pensar é que o Japão é um país muito grande economicamente e isso muitas vezes gera uma distribuição ruim da renda pelo fato das grandes quantias de dinheiro estar nas mãos de poucas pessoas e classes, no Japão isso não ocorre graças a boa organização e a boa distribuição de renda.
Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 27/09/2010.
LACERDA, Antônio Corrêa de. Distribuição de renda no Brasil nos anos 80. Revista Econômica Política, vol. 14, nº13 (55), jul-set/1994. Disponível em: <http://www.rep.org.br/pdf/55-11.pdf>. Acesso em: 27/09/2010.
Faculdade On-line. Análise da Conjuntura Econômica: Aula 10 – Pobreza e distribuição de renda. Disponível em: < http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_mkt_6mod/analise_conj_economica_nacional/pdf/aula10.pdf>. Acesso em: 27/09/2010.
DIEESE. Nova Técnica. Salário mínimo e distribuição de renda. Número 6 – out/2005. Disponível em: < http://www.dieese.org.br/notatecnica/notatecSMDR.pdf>. Acesso em: 27/09/2010.
BOING, Marilian. A distribuição funcional da renda na economia industrial de Santa Catarina: uma abordagem Kaleckiana. Disponível em: <www.apec.unesc.net/III%20EEC/sessoes_tematicas/.../Artigo%2025.doc>. Acesso em: 27/09/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário